Bem-vindo!!!

terça-feira, 1 de março de 2011

A Química no nosso dia a dia!!!!!


O texto "A Química no nosso dia a dia" foi publicado em março de 2011 no Jornal Mundo Jovem. A atividade consiste em vocês lerem o texto e escreverem um comentário debatendo sobre as três questões sugeridas na matéria. Lembrando que eu vou ler as postagens e somente depois vou autorizar a publicação delas. As respostas podem ser postadas até o dia 11 de março. Bom trabalho a todos!!!

Professor Lucas!!!

18 comentários:

  1. Amadeu L. Júnior2 de março de 2011 15:45

    Podemos ser mesmo muito injustos com a química diariamente, apesar de ela ser responsável por grande parte de nossa "mordomia" atual.
    A Química Verde teve uma grande idéia interferindo logo na produção dos poluentes, fazendo assim com que se diminua a quantidade destes resíduos gerados nos processos industriais.
    Eu acredito que além do conhecimento ser uma grande força para melhorar o mundo, nós também devemos nos conscientizar mais. Todos fazendo pequenos gestos com o grande resultado de ajudar a salvar o planeta.

    ResponderExcluir
  2. A química está presente em nosso dia-a-dia, em todos os seres vivos. As reações químicas ocorrem a cada segundo, não há área ou setor que não utilize produtos de origem química. Ela é tudo que existe e se vê e o que não se vê também.
    Claro que a química pode ser também prejudicial para nós e o meio-ambiente. Desta forma os países devem ter uma grande preocupação para não enviar à atmosfera grandes quantidades de produtos poluentes e venenosos, com o objetivo de diminuir os gases poluentes e o aquecimento global.
    Há inclusive um ramo da Química, a Química Verde, que procura interferir na produção, pesquisando reagentes e solventes menos prejudiciais, produtos químicos menos tóxicos e mais seguros.

    Vamos todos ajudar a salvar o futuro do nosso planeta, com pequenas atitudes e pequenos gestos.

    ResponderExcluir
  3. O meio ambiente está nas "mãos" da Química, visto que é os inúmeros produtos químicos que poluem os rios, lagos, florestas, e cidades do nosso planeta, mas também é desta ciência que vem a ajuda, ou seja, a solução para muitos desses problemas com poluição e degradação do meio ambiente.A Química é uma ciência nova, entretanto tem grande responsabilidade sobre o nosso mundo, pois será dela que poderá sair a solução para muitos dos problemas enfrentados por todos. A química, na verdade, é tudo que existe e se vê e o que não se vê também, logo a química é sua vida, você vive pela química e da química é dela que vem as soluções para todas as áreas relacionados ao meio ambiente.
    O Direito Ambiental surge como uma resposta à necessidade, cada vez mais sentida, de pôr um freio à devastação do ambiente em escala planetária, embalada por duas ideologias: a do progresso, derivada do racionalismo iluminista, e a do desenvolvimento econômico, concebida no chamado Primeiro Mundo, ambas arrimadas na concepção mecanicista da ciência, a qual, mercê dos êxitos tecnológicos que propiciou, mudou rapidamente a compreensão e a mesma face do mundo.venati

    ResponderExcluir
  4. 1.Podemos entender a química nos dias de hoje, como algo fundamental para nós, pois a química está presente do nosso próprio organismo aos alimentos que ingerimos e objetos que usamos.
    2. O governo pode se comprometer com o desenvolvimento e ao mesmo tempo dar atenção às causas ambientais iniciando um processo de atenção à redução na emissão de gases, diminuindo assim a emissão de gases tóxicos.
    3.O estudo da Química pode contribuir com a preservação ambiental, que ao invés de produzir os poluentes e depois buscar meios de remediar os problemas, poderia interferir justamente na produção usando um ramo da Química chamado: Química Verde, que pesquisa reagentes e solventes menos prejudicais, economizando átomos e diminuindo a quantidade de resíduos gerados nos processos industriais.
    (Letícia Iuhniseki - nº:16)

    ResponderExcluir
  5. Discutimos diariamente sobre todos os assuntos, mas não podemos falar que a química não está presente em nosso dia a dia. Muitas vezes julgamos ela de forma injusta, como se ela fosse a grande culpada de tudo.
    Entretanto, vem se falando muito em preservação e sustentabilidade do meio ambiente. Por isso surgiu a química verde, que tem a idéia de interferir a produção de agentes químicos para uma melhor qualidade de vida para nós mesmo.
    Sem a química em nossas vidas, certemente não teriamos o mesmo conforto que temos.Mas, apesar disso, devemos nos concientizar e fazer pequenos gestos para melhorar o mundo em que vivemos.
    Um deles, é o Protocolo de Kyoto, que visa a redução da emissão de gases para o efeito estufa; Pra mim, um dos melhores planos, apesar de alguns paises não concordarem por medo de redução na economia

    ResponderExcluir
  6. A quimica pode ser muito boa ou muito ruim, tudo depende de como a encaramos. Química, desenvolvimento e meio ambiente podem ser sim aliados, pois afinal, tudo é química, e ela tudo transforma, seja para o bem ou mal, basta querermos!

    Camila.

    ResponderExcluir
  7. A química está presente em quase todo o nosso dia-a-dia, ela é responsável por todos o amilentos que ingerimos e também outros materiais.
    A química verde é uma das químicas que está tentando ajudar o meio ambiente, fazendo pesquisas sobre reagentes e solventes que prejudicam menos e assim preservando o meio ambiente.
    E todos nós também devemos fazer a nossa parte para ajudar o nosso meio em que vivemos.

    Débora - M1

    ResponderExcluir
  8. Com a química podemos entender melhor de onde tudo provem, pois em praticamente tudo a química é usada. A química verde tem como o objetivo ajudar com a preservação ambiental, pois tem o propósito de pesquisar reagentes e solvente menos prejudiciais ao meio ambiente. O governo deve seguir o Protocolo de Kyoto, assim como fazer campanhas para a diminuição do tráfego, para o plantio de mais árvores, que filtram o ar, pois se cada um fizer a sua parte, o mundo se tornará mais saudável e com melhores condições de vida para as gerações futuras.
    Bruna e Gabriela

    ResponderExcluir
  9. A química verde é uma ciência relacionada ao meio ambiente. Ela pode ser utilizada em várias áreas como: reciclagem de matérias orgânicos, na despoluição de indústrias e na construção dos chamados "prédios verdes"(edificios feitos com materias não poluentes.
    O grande desenvolvimento do nosso planeta em diversas áreas, é devido principalmente ao desenvolvimento e utilização da química que é hoje uma ciência nova, mas de importância fundamental, para o desenvolvimento, proteção e a até mesmo destruição de nosso planeta.
    Acho que a química está presente em nosso dia-a-dia. Assim como a química as reações químicas também estão presentes pois realizamos inúmeras reações químicas por dia. O nosso organismo por exemplo quando faz a digetão está fazendo uma reação química.

    ResponderExcluir
  10. Muitas vezes julgamos mal a química,mas não temos real noção do benefício que ela já tem nos fornecido e continua fornecendo.Usamos a química no nosso dia-a-dia sem mesmo perceber, quando vamos esquentar a água para fazer o café da manhã,já estamos usando a química.
    A Química Verde teve uma boa e importante idéia, pois achando outros meios que não sejam os produtores de poluentes está ajudando o meio ambiente.
    Tenho como idéia que o conhecimento é fundamental nos dias de hoje,principalmente envolvendo a química pelo falo de a química ser um assunto que exige estudo,assim,através do estudo obtemos conhecimento.Mas,não basta apenas isso para que a sociedade vá adiante,pois,de que adianta o conhecimento,a idéia se não a pormos em pratica?Com grandes idéias e,nem que seja pequena a ação,podemos melhorar a sociedade em que vivemos. Andressa Welter !

    ResponderExcluir
  11. Em tudo que existe hoje em dia há química, e muitas pessoas acham que por as coisas terem muita química, são ruins, mas pelo contrário é a química que também estuda e gera remédios que podem até salvar vidas. O governo deve investir em produtos que contenham menos poluentes, assim como tornar obrigatório o uso de catalizadores nos carros e incentivar o plantio de árvores. A química verde busca reagentes e solventes que sejam menos prejudiciais ao meio ambiente.
    Natália Klein

    ResponderExcluir
  12. Estudar para aprender é o melhor modo de conhecer a química. Sem a química a vida não existiria e além disso a química nos auxilia na produção de itens que facilitam a nossa vida. Mas a produção acelerada sem a preocupação com os danos ambientais já não pode mais existir. Substâncias que são usadas na produção atual causam mal ao meio ambiente e a função da química é pesquisar novos reagentes e combinações químicas que podem substituir o modo de produção atual e assim causando menos impacto ao ambiente. Devemos protestar e se mobilizar para o governo agir. O conhecimento da química é essencial para entendermos a vida e para continuar mantendo ela no planeta Terra.







    Guinter M1

    ResponderExcluir
  13. Entendemos melhor a Química a partir do nosso dia a dia pois ela está em toda parte. Se colocarmos em nossa cabeça que ninguém vive sem a Química, será muito mais fácil estudá-la, entendê-la.
    Um governo pode se comprometer com o desenvolvimento e com as causas ambientais proibindo o uso da Química para fins negativos, como a bomba nuclear, e incentivando pesquisas com produtos menos prejudiciais ao ecossistema.
    O estudo da Química pode contribuir com a descoberta de novos produtos recicláveis ou biodegradáveis. Outro exemplo de contribuição é a possível descoberta de combustíveis renováveis.
    Como diz no texto de Lilian Siqueira:
    "Seria possível continuar exemplificando sobre a presença e a importância da química em nossas vidas. É necessário, porém, enfatizar que, de uma única matéria ou de uma equipe interdisciplinar, o conhecimento é a única força que realmente vai conseguir melhorar o mundo em que vivemos."
    Todos temos que fazer a nossa parte, senão, de que adianta tanta teoria??

    Bruna L.

    ResponderExcluir
  14. Podemos entender a química analisando os processos que acontecem no dia-a-dia...
    Muitas pessoas já perceberam a presença da química em suas vidas, mas ainda não tem a real noção de tudo o que ela comporta. Um exemplo de química é a indústria de plásticos e também o estudo do principal liquído de nossas vidas, a água.
    A química verde estuda novas combinações químicas que podem reverter o aquecimento global e pode melhorar a saúde de todas as pessoas do planeta terra. A química verde também estuda maneiras de causar menores impactos ambientais no planeta.
    A química está presente em todos os momentos da nossa vida. É so observar ao nosso redor. Como disse Einstein: “A coisa mais bela que o homem pode experimentar é o mistério. É esta a emoção fundamental que está na raiz de toda a ciência e arte.”

    ResponderExcluir
  15. Observando a natureza podemos ver processos muito importantes para a vida e que acontecem porque existe a química, temos de estar cientes disso. A química verde tem grande importância para manter a vida na Terra, precisamos dela para viver no futuro por que ela busca alternativas para reduzir a poluição na Terra. E devemos conscientizar o governo de que a química ajuda a entender como tudo é feito e como fazer novas combinações que podem causar menos impactos ambientais e por isso precisamos estudá-la.


    Bruno Birk M¹

    ResponderExcluir
  16. A química está presente em tudo que nos cerca, desde o nosso organismo até o que comemos e bebemos, muitas vezes a química passa dispercebida mas ela é muito importante pois tudo contém química. Um governo pode fazer varias coisas para o desenvolvimento e o meio ambiente, com os impostos que ele arrecada de todos nos, ele pode se desenvolver criando e melhorando estradas, escolas, hospitais e postos de saúde e também outra parte voltada para o meio ambiente em projetos que visam o reflorestamento de matas, lugar correto ao lixo, não poluição de rios, entre outros, mas também nos encontros mundiais sobre a natureza se disponibilizar a fazer as metas pedidas. A química pode ajudar meio ambiente com os laboratórios descobrindo meio de fazer produtos reciclaveis, que se decompõe mais rápido no meio ambiente, e também pesquisando reagentes e solventes menos prejudiciais, economizando átomos e diminuindo a quantidade de resíduos gerados nos processos industriais.

    ResponderExcluir
  17. Ótimos os comentários, turma. Como vocês mesmo colocaram, a química está ao nosso redor, a maneira de vê-la e encará-la vai depender de cada um. Até a nossa próxima atividade!

    ResponderExcluir
  18. 1- A quimica do nosso dia a dia está presente em praticamente tudo que nos cerca. Muitas pessoas tem uma visão diferente da quimica, pensam que ela se refere somente como algo negativo, mas não, isso é injusto, porque até mesmo a nossa alimentação passa por uma reação quimica.
    2- O governo pode criar leis, estabelecendo multas para quem desculpri - lás, realizando também campanhas de conscientisação, para alertando a população sobre o mal que o dado ambiental nos causa.
    3- Ao invés de produzir os poluentes e depois buscar meios de remediar os problemas, interferir justamente na produção, pesquisando reagentes e solventes menos prejudiciais, economizando átomos e diminuindo a quantidade de residuos gerados nos processor industriais, dentre outros aspectos.

    aluna: Thaísa Podgorski

    ResponderExcluir